Alívio fiscal em debate. PS diz que Miranda Sarmento começa mal e deve explicações

por Antena 1

Foto: Partido Socialista

O debate de urgência sobre o anúncio de redução da carga fiscal - ponto de partida para a primeira grande polémica a envolver o Executivo Montenegro - teve lugar na tarde desta quarta-feira a pedido dos socialistas.

O Partido Socialista fala num embuste, já que o novo Governo apenas acrescentou 200 milhões de euros à descida no imposto que já tinha sido determinada pelo anterior Executivo.

Ao contrário do que foi solicitado pelo PS, não foi o ministro das Finanças a marcar presença neste debate de urgência, mas sim o ministro dos Assuntos Parlamentares.

Ouvido pela Antena 1, o deputado socialista Carlos Pereira diz que Miranda Sarmento está a começar mal o mandato e que deve explicações.

Carlos Pereira sublinha ainda que, mais do que esclarecimentos sobre as mudanças no imposto, o PS quer ainda questionar o Governo sobre o que diz ser um modo de atuação que merece críticas.

Na sequência da polémica, o ministro das Finanças disse à RTP que os 1.500 milhões de euros, anunciados por Luís Montenegro, não se iriam somar aos cerca de 1.300 milhões de redução de IRS já inscritos no Orçamento do Estado para este ano.
pub